Marca Pessoal: Pessoas também são marcas

Marca Pessoal: Pessoas também são marcas

Alguém já se lembrou de ti pelo perfume que usas, pela música que ouves ou pelo teu gosto por animais? Cada vez que alguém se lembra de ti, quer dizer que conseguiste deixar a tua marca pessoal naquela pessoa.

Se te queres destacar e tornar a tua marca pessoal numa marca memorável, comunica de forma eficaz e clara, expõe a tua visão de mundo sem pedir “desculpa” por existir tendo sempre em conta como queres ser lembrada e os teus objetivos.

O que é Marca Pessoal?

“Marca Pessoal é o que as pessoas dizem de ti, quando não estás presente.”

Jeff Bezos

É a lembrança, a perceção que os outros têm de ti. Desde a tua experiência, personalidade, identidade e história à forma como falas, vestes e ages. É sobre as tuas crenças, os teus valores, certezas e incertezas.

A tua marca pessoal pode ser gerida com intenção e, a esse processo, damos o nome de Personal Branding – Branding Pessoal. Por exemplo, quando decides “aparecer mais” nas redes sociais estás a gerir a tua marca pessoal, mesmo que seja de forma inconsciente.

Nesse processo contínuo de gestão da tua marca pessoal, decides quais os diferentes objetivos que queres atingir. Alguns exemplos são:

  • Ser mais reconhecida e valorizada no teu trabalho ou na tua área de atuação; 
  • Desenvolver um posicionamento autêntico e único no digital; 
  • Destacares-te da concorrência; 
  • Conquistar novos clientes; 
  • Aumentar o valor dos teus serviços; 
  • Desenvolver a tua postura, consoante os objetivos que queres atingir.

Neste processo, descobres a clareza da mensagem que queres transmitir e quais emoções queres despertar.

“Porque deveria de me importar com a gestão da minha marca pessoal?”

  • Desejas atrair potenciais clientes para o teu negócio? 
  • Queres evoluir, mudar ou procurar uma nova oportunidade de trabalho? 
  • Ser reconhecida ou valorizada pelos teus colegas, família e amigos? 

Para tudo isto, precisas sempre da tua marca pessoal. E, acredita, tu nunca precisaste tanto dela como agora!

O mercado mudou e tu sabes disso. A tecnologia continua a crescer e existe, cada vez mais, novos formatos de trabalho, novas profissões, muita informação e muitas opções de escolha.

Estamos demasiado preocupados a olhar para o lado e esquecemos de olhar para dentro. Este excesso de “barulho” confunde o nosso “eu” interior.

O processo de gestão de marca pessoal, dá-te visão e consegue proporcionar-te mais clareza, confiança e intenção.

De que estás à espera para sair dos bastidores e começar a desenvolver a tua marca pessoal, protagonista? Partilho contigo 5 dicas que te vão ajudar a começar já a desenvolver a tua marca pessoal. Vamos lá?

5 dicas para começares já a desenvolver a tua marca pessoal

1. Começa de dentro para fora

Ao contrário de uma marca empresarial que pode criar um nome fictício, tu já tens um nome, uma identidade, uma história, uma personalidade.

O primeiro passo passa por mergulhares no teu movimento interno e, é por aí que deves sempre começar, pelo autoconhecimento.

Responde às seguintes questões:

  • O que te move diariamente? 
  • Como queres ser lembrada?
  • Quais são as tuas habilidades e competências? 
  • Quais os momentos da tua história de vida que mais te marcaram? 
  • Como ajudas as pessoas?
  • Qual é a transformação que pretendes causar no mundo?
  • Como é que comunicas? 
  • Quais são as tuas crenças?
  • Quais são os teus valores inegociáveis?
Instagram: Devo separar o meu perfil profissional, do meu perfil pessoal?

2. Partilha o que tu sabes

Pensas que toda a gente já sabe sobre o que tu tens para partilhar? Não, não sabem.

Não guardes tudo para ti. Quanto mais entregas, mais recebes. Dá o teu melhor, para receber o melhor também.

Lembra-te que as pessoas têm níveis de consciência, aprendizagens e experiências diferentes. Existe sempre alguém que está um passo atrás e outro alguém que está a um passo à frente.

3. Mostra como é o teu mundo de forma consistente

Não, não precisas de mostrar tudo. Existe um equilíbrio, o teu equilíbrio.

Conecta a tua personalidade, os teus gostos pessoai e as tuas rotinas com a tua mensagem. Faz com que o teu público conheça mais de ti.

Pequenos “snacks” de informação como os teus bastidores, as ferramentas que usas, as pessoas com quem conectas.

“Eu sou o mestre do meu destino, o comandante da minha alma.”

William Ernest Henley

Tu escolhes o que partilhas, tu comandas.

4. Transmite confiança

Desenvolver a perceção de que tu és uma autoridade, definitivamente não é SÓ sobre o teu conhecimento. É mais sobre a tua atitude, especialmente a tua CONFIANÇA. 

5. Mensagem autêntica e coerente

“Autenticidade é a prática diária de abandonar quem nós pensamos que deveremos ser e assumir quem somos.”

Brené Brown

Uma marca pessoal autêntica não se baseia numa imagem criada, pronta para ser aceite por tudo e por todos. Marca pessoal autêntica baseia-se na essência individual e na VERDADE de cada um.

Resumindo:
  • Começa de dentro para fora
  • Conta a tua história 
  • Partilha o que tu sabes 
  • Mostra como é o teu mundo de forma consistente 
  • Transmite confiança 
  • Sê intencional nas tuas ações e movimentos 
  • Tem clareza, coerência e consistência 
  • Partilha a tua mensagem com autenticidade

Lembra-te: O teu maior ativo é o teu nome e tudo o que tu representas. 

Agora questiono-te, és uma marca que queres impactar? Se sim, precisas de descobrir todo o potencial do desenvolvimento de marca pessoal na tua vida.

Adriana Gonçalves

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